Oblinez

Diferenças Entre Brathena e Cronus

36 posts neste tópico

Olá pessoal tudo bem? sou usuário de cronus e vi que aqui no brathena tem muito conteúdo...

gostaria de saber realmente a diferença entre brathena e cronus em questão de codificação, performance, estabilidade, quandidade max de player por server...

vejo usuarios cronus malhando o server brathena, vejo usuario brathena malhando cronus, por isso gostaria de saber essa diferença, se for boa eu mudo pra brathena =)

Editado por Oblinez
0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pela minha experiência, o que mais varia é que o Cronus é mais prático para mexer e customizar enquanto o Brathena suporta mais customizações avançadas.

0

Compartilhar este post

Link para o post

brAthena é muito mais estático e estável além de ter desenvolvimento própio (o cronus está praticamente sem dev, o slex que faz tudo quando dá), totalmente em SQL e mais atualizado em comparação ao Cronus. 

Agora se você opta por algo mais fácil e mais traduzido, é o Cronus. 

0

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, Wolf disse:

brAthena é muito mais estático e estável além de ter desenvolvimento própio (o cronus está praticamente sem dev, o slex que faz tudo quando dá), totalmente em SQL e mais atualizado em comparação ao Cronus. 

Concordo, a maioria das pessoas que optam por utilizar o emulador deles tem servidores com custons, o que de fato é muito mais fácil de modificar pois ainda usam o sistema de db em texto dentro do emulador, mais simples do que ter que modificar a db no painel sql. Porém no dia que inventarem uma ferramenta que auxilie a modificação dessas tabelas (item_db / mob_db) etc... aqui no brA o cronus vai morrer de vez kkkk.

0

Compartilhar este post

Link para o post

como comentei no post eu ainda não mexi no brathena, mas também concordo com vocês que o cronus eh bem fácil de se configurar, estou com medo de mudar pois ja tenho um server cronus configurado e ter q fazer toda modificação outra vez sendo q a estrutura pode ser diferente e passar mais trabalho pra configurar eh tenso...

o cronus tem na descrição dele quando abre o emulador uma especificação de quantidade máxima de player que eh 4mil e poucos simultâneos, quantos o brathena suporta?

0

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Oblinez disse:

como comentei no post eu ainda não mexi no brathena, mas também concordo com vocês que o cronus eh bem fácil de se configurar, estou com medo de mudar pois ja tenho um server cronus configurado e ter q fazer toda modificação outra vez sendo q a estrutura pode ser diferente e passar mais trabalho pra configurar eh tenso...

o cronus tem na descrição dele quando abre o emulador uma especificação de quantidade máxima de player que eh 4mil e poucos simultâneos, quantos o brathena suporta?

essa discrição é algo fixo? pois isso vai depender da maquina em que vc vai hospedar o emulador, até o momento não tivemos problemas (relatados) com lag ou conteúdo perdido por conta de acesos simultâneos.

O correto seria você baixar e ver (eu estou atrasado em questão que fiquei de fazer alguns guias em videos do básico até onde consigo ensinar sobre o mesmo).

0

Compartilhar este post

Link para o post

Me desculpem aos amigos que frequentam o brAthena, bem como a equipe mas isso aqui está tão out-dated (para não falar abandonado, que é uma palavra forte) quanto o Cronus. As comunidades BR "morreram" por falta de pessoas capazes e com tempo para contribuir, você só vê 1 ou 2 pessoas realmente sendo efetivas nas 2 comunidades. Quer um emulador atualizado? Se seu servidor for 3rd, rAthena. Se não, Hercules.

Abraços.

3

Compartilhar este post

Link para o post
Em 2017-7-4 at 01:53, iMihael disse:

Concordo, a maioria das pessoas que optam por utilizar o emulador deles tem servidores com custons, o que de fato é muito mais fácil de modificar pois ainda usam o sistema de db em texto dentro do emulador, mais simples do que ter que modificar a db no painel sql. Porém no dia que inventarem uma ferramenta que auxilie a modificação dessas tabelas (item_db / mob_db) etc... aqui no brA o cronus vai morrer de vez kkkk.

Diz aí como seria a ideia dessa ferramenta -*

0

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Kyomai disse:

Diz aí como seria a ideia dessa ferramenta -*

Tipo, algo que o cara fosse abrir dai iria aparecer as categorias por exemplo "item_db" , "mob_db" , "exp_Db" enfim... e que de alguma forma desse para editar/customizar ou até que te redirecionasse para o local correto de edição desses arquivos.

Vejo muita gente com dúvidas em relação a db do brAthena, principalmente a galera nova que vem aqui no forum, dai eles acabam por desistir de ficar e vão tudo pro cronus por "ser mais facil" saca?

Lá, é só ir na pasta db, editar o que tem que editar, salvar o arquivo, dar um @reload dentro do jogo e pronto, a edição está feita. Enfim... muita gente pode achar que "é preguiça de procurar as coisas" porém eu discordo, a humanidade evolui para tornar as coisas mais práticas e faceis para o homem em si.

Enfim... pra mim, quanto mais o emulador evolui para se tornar fácil e acessivel mais perfeito ele se torna.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Já existe essa ferramenta, é o brAEditor feito inicialmente em VB e agora reescrito em C#/C++. Infelizmente a conversão dele não foi concluída, mas já tem várias funções que trabalham exatamente dessa maneira, para editar itens, monstros, skills e configurações do emulador.

Se alguém quiser trabalhar em conjunto, eu abro o código e fazemos todos juntos. Não posso arcar com o projeto, pois já tenho alguns projetos que estou devendo para a comunidade, que é o brAPatcher, brACT e o Eagle Shield.

6

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem essa de ser mais facil de trabalhar não.

Em 02/07/2017 at 10:47, SyncMaster disse:

Pela minha experiência, o que mais varia é que o Cronus é mais prático para mexer e customizar enquanto o Brathena suporta mais customizações avançadas.

Prático? Ter que ficar abrindo editor de texto para adicionar algo é praticidade? 

Em 03/07/2017 at 02:06, Wolf disse:

/ok

A unica diferença entre os 2 é que o brathena usa seu banco de dados todo em sql. Ai não adianta falar que adicionar um item ou monstro em sql é mais difícil. Você querendo ou não ao abrir um servidor de ragnarok vai ter que ter contato com o sql devido ao gerenciamento de contas e tudo mais. O que a equipe do brathena fez foi juntar o ultil ao agradável e a praticidade a velocidade.

A source dos dois são bem parecidas, apenas com uns tratamentos diferentes ou variáveis. Isso se da por seguimos a mesma fonte (Hercules) .

Os dois projetos tem suas peculiaridades mas o que destaca o brathena é o pouco consumo de memoria em comparação ao outros emuladores por usar seu DB em sql.

eu cheguei a criar um video para ajudar o pessoal a fazer esta adicção de itens:

(nossa ja fez 1 ano oO)

vou me empenhar aqui para atualizar este vídeo e fazer outros. Vou dar uma olhada também no conversor que realmente precisa de uma atualização para deixar ele compatível com o item_db.conf do hercules atual.

2

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Orce disse:

Não tem essa de ser mais facil de trabalhar não.

Prático? Ter que ficar abrindo editor de texto para adicionar algo é praticidade? 

Bom... eu uso editor de texto para abrir tudo, desde script até source, e nunca tive problema. A diferença é que o Brathena jogou para .sql o que o cronus tem em .conf

Na última vez que eu comparei, o cronus tinha acabo de adicionar os arquivos da DB como .conf, o que eu achei muito mais prática, principalmente depois que surgiram conversores de .txt para .conf e vice versa. Faz um tempo que não baixo um novo brathena, mas não achei muito prático jogar tudo em tabelas SQL para quem quer um servidor custom, pois muita gente não sabe mexer nos arquivos de importação (.sql), apesar de não ter usado esse novo sistema para avaliar.

Além disso, pelo que eu vi o Cronus é muito dependente do que mudam no Hercules enquanto o BrAthena é muito mais independente de qualquer outro emulador.

Editado por SyncMaster
0

Compartilhar este post

Link para o post
Em 14/07/2017 at 16:34, SyncMaster disse:

Bom... eu uso editor de texto para abrir tudo, desde script até source, e nunca tive problema. A diferença é que o Brathena jogou para .sql o que o cronus tem em .conf

Na última vez que eu comparei, o cronus tinha acabo de adicionar os arquivos da DB como .conf, o que eu achei muito mais prática, principalmente depois que surgiram conversores de .txt para .conf e vice versa. Faz um tempo que não baixo um novo brathena, mas não achei muito prático jogar tudo em tabelas SQL para quem quer um servidor custom, pois muita gente não sabe mexer nos arquivos de importação (.sql), apesar de não ter usado esse novo sistema para avaliar.

Além disso, pelo que eu vi o Cronus é muito dependente do que mudam no Hercules enquanto o BrAthena é muito mais independente de qualquer outro emulador.

É isso é verdade, na minha opinião o cronus é só um hercules semi-traduzido, o bom é como você falou, o hercules tem bastante coisa interessante que por "tabela" o cronus acaba possuindo também pq eles dão ctrl c / ctrl v lá as vezes kkk.

Enfim... o importante é ser feliz :v

0

Compartilhar este post

Link para o post

É como disseram, a diferença em questão geral não é muita, mas para usar o brAthena é necessário explorar ele um pouco pra aprender a usar as tabelas. Que eu sabia desde muito antes do brA adotar o sql, outros servidores já se utilizavam dessas tabelas em seus emuladores. Sabe como é pratico editar um item sem precisar contactar o host o tempo todo? E melhor toda alteração em sql é em tempo real, não precisa reiniciar o emulador sempre que mexe em alguma configuração. É por isso que eu curto o trabalho dos caras aqui e tento ajudar a comunidade de vez em quando.

Eu prefiro aqui do que ao cronus porque se eu quiser um emulador com as configurações dele prefiro pegar logo o hercules. Eu já disse varias vezes que uso o RagEmu (fork do hercules e descontinuado) como servidor de testes pois já tem o conteúdo que eu preciso.

Talvez eu mude de emulador lá na metade de 2018 quando o rag tiver sofrido a transformação préviamente anunciada pela gravity. Isso se até lá os emuladores já tenham conseguido alcançar todo o conteúdo do kRO desse ano.

Enfim use o emulador que achar mais viável pro seu propósito, pois o que define a capacidade de processamento e logins é a sua máquina que está hospedando ele (ou a maquina do seu host). 

Editado por fxfreitas
0

Compartilhar este post

Link para o post

Eu prefiro o Cronus por ter bem mais personalizações e conteúdos disponíveis para os módulos em que ele opera.

Quando se trata de brAthena, é difícil, pois na maioria das vezes você tem que fazer algumas modificações na source. (se tratando do meu caso "high rates").

Em questão de velocidade, sem sombra de dúvidas o brAthena é bem melhor e mais prático por estar em sql, o único mal do Cronus é esse, ter que reiniciar o emulador pra por em vigor as suas configs caso elas sejam exorbitantes. Mas é como falaram ali em cima, se você já possui um conhecimento avançado, comece no rAthena ou Hercules pois os brs só traduzem ao meu ver.

Não desmerecendo os devs do Brasil mas isso aqui já foi bem melhor em 2012~14. (sim, eu sei que todos tem obrigações agora.)

Abs! 

0

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/07/2017 at 06:24, Kooler disse:

Me desculpem aos amigos que frequentam o brAthena, bem como a equipe mas isso aqui está tão out-dated (para não falar abandonado, que é uma palavra forte) quanto o Cronus. As comunidades BR "morreram" por falta de pessoas capazes e com tempo para contribuir, você só vê 1 ou 2 pessoas realmente sendo efetivas nas 2 comunidades. Quer um emulador atualizado? Se seu servidor for 3rd, rAthena. Se não, Hercules.

Abraços.

Aonde curto 500 vezes? rs

0

Compartilhar este post

Link para o post

Esperei todos responderem para dar um feedback.

1. Sobre o brAthena.

A comunidade sofreu reformulação, o fórum ganhou uma nova skin e também mantemos um host que suporta o nosso fim. Será que todas as comunidades de RO têm isso, ou ainda se importam com a comunidade? Aqui nós ainda fazemos isso.

Não tínhamos doações há mais de 2 anos, nem um centavo para ajudar simplesmente a manter uma hospedagem, recentemente um membro fez doação.

Durante anos eu quem tirei do próprio bolso o dinheiro para manter esse fórum e mais 2 máquinas virtuais que eram de serviço privado, apenas para o brAthena e para disponibilizar conteúdo para todos vocês.

2. Atualizações do emulador.

Durante anos, quase uma década eu fui um dos que mais ajudaram o emulador e os servidores privates no BR. Não só com a fundação do brAthena mas também no próprio eAthena e rAthena, não se esqueçam que uma grande parte dos códigos de 3rd foram desenvolvidas por mim e por desenvolvedores que passaram pelo brAthena, como o Jônatas.

É muito feio cuspirem no prato que comeram. Até porque os outros emuladores só conseguiram updates com agilidade porque obtiveram códigos que nós também fizemos um dia. Isso não vale só para o brAthena mas também para o Venus e o Cronus que tiveram traduções feitas pelos Brasileiros, mesmo que nunca tenham tido um emulador 100% traduzido.

É fato que o emulador do brAthena não tem o mesmo desenvolvimento de antigamente. Mas ele ainda cumpre com a finalidade em perfeito estado e da mesma forma que os outros projetos, até porque todos são forks, não tem uma grande diferença entre eles.

A única diferença é que não temos mais tantas novidades ou desenvolvimento próprio como tínhamos antigamente.... Isso não é devido a falta de procura mas devido ao fato de que as pessoas tem o direito de decidirem se querem ou não continuar ajudando ou disponibilizando seu tempo para um projeto gratuito. Nós não conseguimos mais tantas pessoas que queiram ajudar o projeto.

3.  As coisas mudam.

Eu preciso seguir em frente, tenho uma vida e não posso dedicá-la mais inteiramente à uma comunidade. Eu consegui trazer o espírito opensource para a comunidade brasileira, mas a maioria não compreendeu a ideia. O problema é que o brasileiro não é acostumado com isso.

Não é preciso ir muito longe para entender que a corrupção não está apenas em alguns políticos, mas está impregnada no coração da maioria das pessoas do nosso país. Quando encontram uma  oportunidade de se beneficiar não exitam em fazê-lá, mesmo que prejudique alguém. É por isso que vemos e vimos tantos servidores falindo, por culpa de corrupção e roubo. *Isso é algo que vemos até hoje em servidores grandes, não vou citar nomes por questão de ética*

O nosso povo não se apoia, não somos nem um pouco nacionalistas, exceto quando se trata de "futebol". E exatamente por isso, é muito difícil mudar a mentalidade das pessoas de entenderem que projetos gratuitos não são feitos para escravos darem tudo de mão beijada, tendo obrigação, só porque vocês querem... Projetos gratuitos são feitos para ajudarem as pessoas e com o incentivo das próprias pessoas nesse processo.

Felizmente eu consegui ensinar alguns que passaram por aqui, uns até seguem na carreira de TI. Isso é muito gratificante, até porque é um pouco difícil tentar passar ideias através de uma tela, não tendo um contato físico. Bem, é isso... Nós estamos disponíveis para escutar quem quiser ajudar a comunidade com desenvolvimento ou doações.

Dica para os leechers:

Se eu fosse montar um servidor hoje qual emulador eu usaria? Certamente eu usaria o brAthena ou o rAthena. São as duas comunidades com maior suporte atualmente. Eu com certeza não usaria o emulador puro seja ele qual for, eu faria modificações nele para atender o que eu gostaria.

Então aos que estão se sentindo "prejudicados" por não termos o mesmo desenvolvimento de antes, a dica é essa: Pegue um ou outro emulador e faça suas próprias mudanças, não dependa dos outros para ter seu  projeto. Se você não quer colaborar com os projetos opensource, não exija apenas agradeça pela disponibilização de conteúdo que ainda existe.

9

Compartilhar este post

Link para o post

Como ele chegou:

4 horas atrás, Protimus disse:

Esperei todos responderem para dar um feedback.

1. Sobre o brAthena.

A comunidade sofreu reformulação, o fórum ganhou uma nova skin e também mantemos um host que suporta o nosso fim. Será que todas as comunidades de RO têm isso, ou ainda se importam com a comunidade? Aqui nós ainda fazemos isso.

Não tínhamos doações há mais de 2 anos, nem um centavo para ajudar simplesmente a manter uma hospedagem, recentemente um membro fez doação.

Durante anos eu quem tirei do próprio bolso o dinheiro para manter esse fórum e mais 2 máquinas virtuais que eram de serviço privado, apenas para o brAthena e para disponibilizar conteúdo para todos vocês.

2. Atualizações do emulador.

Durante anos, quase uma década eu fui um dos que mais ajudaram o emulador e os servidores privates no BR. Não só com a fundação do brAthena mas também no próprio eAthena e rAthena, não se esqueçam que uma grande parte dos códigos de 3rd foram desenvolvidas por mim e por desenvolvedores que passaram pelo brAthena, como o Jônatas.

É muito feio cuspirem no prato que comeram. Até porque os outros emuladores só conseguiram updates com agilidade porque obtiveram códigos que nós também fizemos um dia. Isso não vale só para o brAthena mas também para o Venus e o Cronus que tiveram traduções feitas pelos Brasileiros, mesmo que nunca tenham tido um emulador 100% traduzido.

É fato que o emulador do brAthena não tem o mesmo desenvolvimento de antigamente. Mas ele ainda cumpre com a finalidade em perfeito estado e da mesma forma que os outros projetos, até porque todos são forks, não tem uma grande diferença entre eles.

A única diferença é que não temos mais tantas novidades ou desenvolvimento próprio como tínhamos antigamente.... Isso não é devido a falta de procura mas devido ao fato de que as pessoas tem o direito de decidirem se querem ou não continuar ajudando ou disponibilizando seu tempo para um projeto gratuito. Nós não conseguimos mais tantas pessoas que queiram ajudar o projeto.

3.  As coisas mudam.

Eu preciso seguir em frente, tenho uma vida e não posso dedicá-la mais inteiramente à uma comunidade. Eu consegui trazer o espírito opensource para a comunidade brasileira, mas a maioria não compreendeu a ideia. O problema é que o brasileiro não é acostumado com isso.

Não é preciso ir muito longe para entender que a corrupção não está apenas em alguns políticos, mas está impregnada no coração da maioria das pessoas do nosso país. Quando encontram uma  oportunidade de se beneficiar não exitam em fazê-lá, mesmo que prejudique alguém. É por isso que vemos e vimos tantos servidores falindo, por culpa de corrupção e roubo. *Isso é algo que vemos até hoje em servidores grandes, não vou citar nomes por questão de ética*

O nosso povo não se apoia, não somos nem um pouco nacionalistas, exceto quando se trata de "futebol". E exatamente por isso, é muito difícil mudar a mentalidade das pessoas de entenderem que projetos gratuitos não são feitos para escravos darem tudo de mão beijada, tendo obrigação, só porque vocês querem... Projetos gratuitos são feitos para ajudarem as pessoas e com o incentivo das próprias pessoas nesse processo.

Felizmente eu consegui ensinar alguns que passaram por aqui, uns até seguem na carreira de TI. Isso é muito gratificante, até porque é um pouco difícil tentar passar ideias através de uma tela, não tendo um contato físico. Bem, é isso... Nós estamos disponíveis para escutar quem quiser ajudar a comunidade com desenvolvimento ou doações.

Dica para os leechers:

Se eu fosse montar um servidor hoje qual emulador eu usaria? Certamente eu usaria o brAthena ou o rAthena. São as duas comunidades com maior suporte atualmente. Eu com certeza não usaria o emulador puro seja ele qual for, eu faria modificações nele para atender o que eu gostaria.

Então aos que estão se sentindo "prejudicados" por não termos o mesmo desenvolvimento de antes, a dica é essa: Pegue um ou outro emulador e faça suas próprias mudanças, não dependa dos outros para ter seu  projeto. Se você não quer colaborar com os projetos opensource, não exija apenas agradeça pela disponibilização de conteúdo que ainda existe.

Como eu vi ele chegar:

3884007-ibjvsksgmtehk1.gif

Caso um gif não for o suficiente:

attack_on_titan_slap.gifattack_on_titan_gif_by_inele1_d6b2u6y.gigiphy.gifattack-on-titan-s1-annie-leonhart-takedo

Editado por SyncMaster
1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, SyncMaster disse:

Como ele chegou:

Como eu vi ele chegar:

3884007-ibjvsksgmtehk1.gif

Caso um gif não for o suficiente:

Mostrar conteúdo oculto

attack_on_titan_slap.gifattack_on_titan_gif_by_inele1_d6b2u6y.gigiphy.gifattack-on-titan-s1-annie-leonhart-takedo

KKKKKKKKKKKKKKK Eu vi da mesma forma xD

CHEGOU TORANDO AS PERNAS KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

0

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/07/2017 at 06:24, Kooler disse:

Abraços.

Isso é verdade.

@CarlosHenrq

Eu particularmente acho o Cronus bem mais fácil de mexer que o brAthena, se eu voltar ao meu ponto iniciante com certeza faria um servidor no Cronus muito mais rápido do que um no brAthena, isso é a minha opinião. 

0

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, Jonatas disse:

Treta. 

PS: Alguma alma que tenha o Recipe Regard Horn Staff no Tree of savior e queira vender, pago em shards, envia uma MP.

O que eu acho ruim é quando os fóruns excluem o histórico de tópicos, já vi alguns úteis sumindo, essa semana mesmo uma resposta do Jonatas quase que no século passado me ajudou.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora