ragjr

Dúvida sobre otimização - NPC via variáveis ou código

6 posts neste tópico

Olá.

Vou montar um npc de quests. Ele faz o que vocês já sabem...

Abre uma loja com os custons por 1z, o usuário escolhe o custom e quando compra aparece os itens da quest.

Minha dúvida é... Eu deveria setar um array $ que ficaria global mesmo após o servidor desligar salvando isso no banco, ou fazer isso via código? Pelo que conheço de programação, sei que se eu deixar no código vai gastar menos memória e processo do servidor, principalmente aliviando os processos do banco de dados.

Em contra partida, seria ótimo se o npc pudesse deixar os administradores setarem os itens pelo próprio jogo, assim seria muito mais fácil do outro adm que não é programador feito eu editar as quests, além de deixar mais organizado e não ter um script gigante que mais cedo ou mais tarde vai ficar ruim de dar manutenção.

A variável $ que dura mesmo se o emulador for desligado, busca sempre do banco ou fica salvo na memória? Vocês acham que um array com oque? 300 itens customs e cada item custom tem sua própria quest com outros itens (talvez 15, dando assim 15*300 o tamanho do array) seria algo relevante para a memória do servidor? Me preocupo mais com a memória, pois o processo do banco de dados não afeta muito meu vps, processador top, porém só 1mb de RAM.

Se o npc sempre buscar do banco de dados acho aceitável fazer isso via variável setada e configurada in-game... Caso essa variável $ fique salva na memória o tempo inteiro que o servidor está online, acho que prefiro fazer via código.

O que acham?

Obrigado (embolei o texto todo, my bad)

0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, então amigo, mesmo que você use arrays globais elas continuam salvas no banco de dados rs, e tem o limite de 0,126 itens por array, você pode da uma olhada no meu sistema de quest point na seção de download, onde combino SQL+Account_Var, pode estar um pouco complicado de entender, mas em breve quando eu terminar a versão comercial que estou fazendo deste mesmo sistema, vou poder fazer algumas alterações no sistema gratuito também.

0

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Hyroshima disse:

Olá, então amigo, mesmo que você use arrays globais elas continuam salvas no banco de dados rs, e tem o limite de 0,126 itens por array, você pode da uma olhada no meu sistema de quest point na seção de download, onde combino SQL+Account_Var, pode estar um pouco complicado de entender, mas em breve quando eu terminar a versão comercial que estou fazendo deste mesmo sistema, vou poder fazer algumas alterações no sistema gratuito também.

Então minha dúvida era mais se eu devia salvar em array ou em código.

Dei uma lida no seu, e pelo que notei salva via código.

Não sabia que tinha limite os arrays... tendo esse limite não resta dúvidas que devo salvar os itens gastos em cada quest via código, igual no seu.

Obrigado pela a ajuda amigo! E sucesso na versão comercial \o

0

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado ^^, mas eu fiquei confuso quando você fala:

"Então minha dúvida era mais se eu devia salvar em array ou em código."

Array simplificando faz parte do código.

0

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Hyroshima disse:

Obrigado ^^, mas eu fiquei confuso quando você fala:

Array simplificando faz parte do código.

Certo, melhorando minha frase:
Se eu devia salvar em memória/execução ou em escrita fixa no código xd

Enfim, você que programa npc pelo visto, qual editor você usa?

Vi aqui no forum um notepad++ para ragnarok, mas os parênteses dele bugam aqui (ficam colados).

Para editor eu gosto muito do sublime, por hora estou pensando em usar o sublime com extensão .c, que já colore um pouco a sintaxe. Você tem alguma indicação?

0

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, faz tempo que fiz uma pergunta diferente mas com alguma semelhança, mas pelo que entendi, você não pode programar npcs só usando a memoria (que no caso você iria trabalhar direto com ela usando o C correto?) e se fosse o caso você teria que estar sempre compilando quando fosse feito alterações, já os npcs se eu não tiver enganado trabalha da seguinte forma, o emulador carrega os npcs criando um cache memoria do tal, as variáveis são mantidas no banco de dados.

kk Eu não sou a melhor pessoa para falar disso, só alguém da área poderia explicar direito.

Eu prefiro usar o padrão do windows editor de texto xD, mas quando eu sei que o script será grande, uso o notapad++ é semelhante ao sublime, vc configura como quer utilizar o notapad++ em relação a linguagem, para destacar os comentários, comandos e vars etc, lembrando que a linguagem dos npcs é C porem existem uma maneira diferente, porem alguns são do tipo universal podemos chamar kkk.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora