Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Protimus

Reestruturação do Projeto

12 posts neste tópico

Olá,

Trago boas notícias aos que desejam ter seus servidores de RO e aqueles jogadores que gostariam de servidores melhores hoje em dia. O brAthena está sendo reestruturado e com isso várias novidades vêem por aí:

Mudanças na Equipe: Foi feito um recrutamento onde todos podem participar. Será dada chance para que todos ajudem, sem exceções. 

Está sendo analisado o perfil de cada um e com isso direcionado uma área para que a pessoa possa se desenvolver e aprender mais e ao mesmo tempo ajudar o projeto. Após determinado período, todos aqueles que estão dispostos a ajudar, desde que mostrem que estão se esforçando e aptos a determinado cargo, serão promovidos à Desenvolvedores de sua área específica.

Se você ainda não sabe como se candidatar ou onde conversamos diariamente, acesso o nosso Discord em: https://discord.gg/uZTh3mf  

Limpeza do Fórum:  Sabemos que muita coisa está pendente no fórum, por isso estamos trabalhando nisso.

No momento eu fiz uma grande limpeza no conteúdo de tópicos antigos da seção de suporte, eles foram enviados para uma nova seção chamada  "Banco de Dados (Acervo)". Essa categoria está destinada a todos os tópicos antigos do brAthena, para possíveis consultas futuras. Foi recriada a seção "Banco de Dados" onde a partir de agora os novos tópicos resolvidos serão enviados para lá.  

Todos os tópicos de outras seções e categorias foram enviados para Lixeira, deixando apenas os tópicos realmente úteis para esse novo momento do projeto.

Organização de Downloads: Muitos downloads estão desatualizados e sem suporte durante anos (depreciados), por esse motivo foi criada uma categoria chamada "Acervo" onde todos os downloads de 2008 até 2018 e que estejam depreciados foram enviados para lá. Nós não daremos mais suporte a esses downloads, porém eles ainda se encontram disponíveis para vocês baixarem e consultarem quando quiser.

Todos os downloads referentes as categorias de NPCs e Source foram movidos para essa categoria de Acervos, pois com o novo emulador muitas coisas mudaram e não há sentido em manter scripts não oficiais (que não funcionem no novo emulador).

Já os lançamentos inválidos foram enviados para o Acervo também, pois eles não serão mais necessários e também passou-se muito tempo para que os autores corrijam esses lançamentos. As outras categorias continuam intactas, com uma pequena manutenção de alguns downloads específicos.

Nós criamos uma nova categoria chamada "Lançamentos Oficiais" onde iremos postar todos os lançamentos feitos pela equipe do brAthena. Neste caso, não iremos mais aceitar postagens de "pasta data" ou "hexed" na categoria "Cliente", pois daremos suporte apenas para a data oficial do brAthena.

Sobre a questão de comercialização e pagamentos, mantive todos os downloads pagos e iremos corrigir o sistema de pagamentos do fórum, assim como o sistema de doações.

Melhorias na Infraestrutura: Estou realizando uma manutenção que trará algumas melhorias nas configurações da máquina, trazendo maior segurança com a configuração do firewall que ainda não havia sido concluída e também com outras questões como os backups automáticos ou como a correção do envio de emails para recuperação de senha e cadastrado cujo já foi corrigido.

Novo Emulador: Em breve será realizado um novo fork e adaptado um emulador com melhorias para o projeto, onde os pioneiros dessas mudanças serão Eu e o Carlos Henrique.

Muitas coisas ainda estão sendo discutidas a respeito do emulador, então por hora eu só deixo essa informação com vocês.

Página Principal: Em 2010~2012 nós tínhamos uma página principal no ápice do nosso projeto, porém ela foi depreciada e acabamos não utilizando mais nenhuma página. Estamos construindo uma Landing Page para o projeto, com informações básicas e uma "cara nova" para o projeto. Um dos nossos membros está montando o layout (design) da página em que será utilizado para que eu faça a programação dela. Em um futuro muito breve haverá uma postagem de notícia sobre essa página, com ela disponível em nosso site.

Novo Client: Hoje em dia não temos uma pasta data totalmente traduzida e atualizada. Esperamos mudar isso e contamos com a ajuda dos membros para que possamos lançar uma pasta data oficial do projeto. Para isso iremos criar um GIT no nosso repositório e pedimos para aqueles que tenham uma equipe de tradução já formada que se unam a nós para que possamos contribuir entre todos e fazer algo ainda melhor do que separados. 

Para isso basta me comunicar no Discord que nós iremos trabalhar a respeito e eu ou o Carlos forneceremos os acessos de Desenvolvedor para que vocês possam também ajudar no desenvolvimento de um Cliente 2018.

Atualização do Fórum: Atualmente o nosso projeto tem o peso de 2.3TB de tamanho, contando com todos os downloads e banco de dados. Temos a intenção de realizar uma atualização da versão do IPB em breve, porém isso será ainda estudado e migrado com calma, pois teremos que fazer uma nova skin para a versão recente (geralmente as skins bugam em novas versões, pois é alterado o nome de classes e ids do layout).

Então essa atualização está em segundo plano e será executada assim que as outras coisas estiverem no eixo.

Projetos: Iremos realizar novos projetos e concluir aqueles que ainda estão pendentes ou foram abandonados. Isso está dentro de uma de nossas metas e será realizado da mesma forma que as atualizações do fórum, em segundo plano. Futuramente farei tópicos de notícias desses projetos e como será o procedimento para seu desenvolvimento.

Mudanças Administrativas: Alguns já devem ter percebido, mas vale deixar ressaltado que o Carlos Henrique é o novo Administrador do brAthena e junto comigo nós iremos reformular esse projeto e o novo emulador.

Fora essa novidade, também virão mudanças em como serão feitas determinadas questões administrativas. Exemplos: Precisamos de determos de uso e políticas de segurança mais corretas e ade acordo com as leis. Assim como também precisaremos de mudanças em como serão enviados os commits para o GIT e utilizaremos metodologias ágeis para que o desenvolvimento.

Todo novo projeto terá um projeto de engenharia de software para que fique bem claro e documentado. Nisso vale ressaltar a documentação do emulador, no qual teremos um projeto específico para esse tipo de caso e que futuramente será abordado.

Enfim, acho que quem estava com saudades dos meus textões já conseguiu matá-la,  :P.

Agradecemos a todos que confiam no projeto e estão ajudando para tornar isso possível,

Equipe brAthena.

8

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu posso ajudar no que for necessário na parte de Scripts, (oficiais ou não).
Vou entrar no Discord do grupo para mais informações :D

#avantebrA

1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte com a retomada, espero sinceramente que voltem e mudem o cenário brasileiro que esta uma tristeza faz longos anos.

Uma pena eu hoje, não conseguir ajudar muito com a merreca que eu sei.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente estou envolvido em outro projeto grande de desenvolvimento, e está sugando meu tempo. O escopo do projeto termina em novembro.

Após essa data poderei ajudar com scripts.

Penso também em fazer um editor de texto próprio para o brathena usando analise léxica e sintática, pois isso facilitaria a vida de todos os scripters do bra.

Atualmente só conheço plugin do notepad++, mas lembrando que ele só faz a analise léxica (se os tokens do código existem), mas não verifica a analise sintática (se os tokens fazem sentido de ordem).

Após o término do meu projeto, irei tentar contribuir com isso!

Boa sorte na retomada.

1

Compartilhar este post

Link para o post

Ótima notícia! Sei que ando bem ausente da comunidade (faz um tempo que não sei o que se passa com os emuladores -- não sei mesmo), mas espero poder contribuir com esta iniciativa de reestruturação. Tenho grande carinho pela comunidade do brAthena e, espero ver em breve ela novamente firme e forte. Deve haver a contribuição de todos na área que domina; toda contribuição é válida para o bom fim do projeto.

for All: Não fiquem somente sugando o que aqui há, contribuam!

0

Compartilhar este post

Link para o post

Espero ver brAthena florescendo novamente, e parabéns aos envolvidos e que consigam manter o foco sei como é difícil levar um projeto. 

0

Compartilhar este post

Link para o post

To a muito tempo afastado também,  bom ver que o brA está retornando.

Que seja um caminho próspero e cheio de coisas boas.

0

Compartilhar este post

Link para o post

Ai sim!! Fico muito feliz em saber que vão continuar com o projeto, por muitas vezes achei que já estava chegando ao fim  =/

Noticia muito boa ^^

0

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0